quinta-feira, junho 2

Português 3° Ano



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4 - Depende da profissão, há algumas que você tem que ser mais formal, mas há profissões que não necessita muito dessa formalidade, pode ser mais solto, mas sem perder a educação.

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1 - Não, pois podemos falar coisas que pode magoar a outra pessoa.
2 - Sim, pois a pessoa pode entender alguma coisa errada e acabar se ofendendo.
3 - Sim, através de fofocas.
5 - Não, pois não adianta ser bom em gramática e não ser bom em outras coisas, como falar com um patrão, atender um cliente.
6 - O uso da língua portuguesa tem que se adaptar ao tipo de ocasião que estamos.

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2 - Para diferenciar, elas têm o mesmo som, mas a grafia e o significado diferente.

3 - Todo substantivo feminino derivado de adjetivo terminado com o fonema EZA, escreve-se com Z.

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3- São palavras derivadas de adjetivos.

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2 - Para podermos diferencias uma das outras, pois são palavras iguais com significados diferentes.
3 - Todo substantivo feminino derivado de adjetivo terminado com o fonema (EZA) escreve se com Z.

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a) paJé, enriJecer, viaJar, laranJal, viaGem, vestíGio, granJa, paJem, finGir, despeJar, ferruGem, ultraJe, coraGem, reGer, canJica, laJe, traJe, réloGio, refúGio.

b) cremoSo, portuguêSa, pobreZa, limpideZ, burguêS, realiZar, analiSar, marquêS, aviSar, cinZeiro, cafeZal, organiZar, vaidoSo, camponeSa, tromboSe, cauSa, coiSa.

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2 - A etimologia (estuda a história da palavra) explica essas palavras sofreram alteração na escrita e na pronuncia do latim até os dias de hoje.
3 - Palavras terminadas com -eza e vêm de adjetivos abstratos (belo, triste...) são escritas com Z

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4 - Por que o verbo tem que ser escrito no singular

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3-
Seu Raimundo:
Tudo bem? Depois que fechei a loja, promovi uma reunião com os funcionários. A equipe de atendentes não estava motivada. Eu dei sugestões e orientações de como atender bem os clientes. Pelo menos um terço da equipe estava mal preparada.
-Primeiro, quero sempre um sorriso no rosto do atendente.
-Segundo, quero sempre que se use "obrigado" e "por favor".
-Terceiro, quero sempre boa educação.
-Quarto, alguns clientes podem ser mal-educados, mas precisamos atendê-los com educação.

Está de acordo?

Atenciosamente, Zeca.

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3 -
Senhor Raimundo,
- Tudo bem? No fechamento da lanchonete, promovi uma reunião com os funcionários. A equipe dos atendentes não estava motivada. Eu dei sugestões e orientações como atender bem os bons clientes. Pelo menos um terço da equipe estava mal preparada:
-Primeiro, é importante ter um sorriso no rosto do atendente.
-Segundo, é importante que se use "obrigado" e "por favor".
-Terceiro,é importante ter boa educação.
-Quarto,cliente às vezes não têm educação,mas nós não precisamos ser mal educados.
Gostou?Então tá chefe! O senhor é legal!
Zeca.

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5 - Sobre os projetos que é a vida

6 -
II. Henrique, com seu irmão, liderou o jogo.

7 -
I. A felicidade e calma enchia a casa
a) A ausência do artigo e o verbo no singular

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O vocativo é um (termo) desligado da estrutura de uma (oração), pois ele vem (separado) por vírgula de resto do enunciado. Há casos em que o vocativo aparece após dois-pontos[:]ou acompanhada de pontos de exclamação.Sua função é mostrar a quem o (enunciador) se (dirige), mostrando,na oração ,o nome,apelido ou uma característica do (interlocutor).

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5 - A ênfase recai sobre ''a vida'' é porque o verbo está no singular.

6 - A segunda frase, porque a expressão '' com seu irmão'' está entre vírgulas e o verbo no singular concordando com Henrique.

7 –
a) Na primeira frase, a ausência do artigo definido junto à ''calma'' e o verbo no singular propõem que os dois termos sejam sinônimos.

b) A função do artigo definido é particularizar o substantivo. Desse modo, para que eles tenham um sentido comum é necessário o uso do artigo e verbo no plural.

Lição de casa
2. A etimologia (estuda a história da palavra) explica essas palavras sofreram alteração na escrita e na pronuncia do latim até os dias de hoje.
3. Palavras terminadas com -eza e vêm de adjetivos abstratos (belo,triste...) são escritas com Z

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2 - Seu Raimundo, veio, Chefia.

3 - Ow: para chamar pessoas
Amor: namorado (a)
Tiozinho: chamar senhores de idade
Truta: Para chamar um amigo (a)

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3 - Coroa: conversa informal geralmente com os mais velhos.
Jaó: usado na escola para se referir a um colega.
Tá ligado: Maneira de perguntar se o colega está prestando atenção.
Tio: Referindo-se a um adulto ou a mais velhos.
Maluco: Aquele que é animado demais, na escola ou trabalho.
Suave: Saber se a pessoa está tranqüila.
De boa: Perguntar se ela está bem.
Belê: Outra maneira de saber se a pessoa está bem.
Tá osso: Quando a situação está difícil.

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Dona Samantha
Oi tudo bem? Estou indo almoçar, já são 12:30.
Vou voltar 14:30, chegou dois recados muito importante para você.
Primeiro: o senhor Euclides ligou e pediu para você adiar a viagem dele para Goiânia.
Porque a mulher dele está doente e ele decidiu adiar a viagem para ficar com ela.
Segundo: a sua mãe ligou e pediu para você ligar para ela, até as 14:00hs.

O amor e a paz esteja com você!
Obrigada: Rita.

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Lição de Casa
1 –
Dona Samantha:
Tudo bem? Sai pra almoçar, ao 12:30hs [meio dia e meio]
e volto as 14:30hs [duas e meia].
Tenho dois recados urgentes pra você:
- Primeiro, o Sr. Euclides ligou e pediu para você cancelar
a passagem dele para Goiânia, o motivo é a mulher dele
que está doente, e ele decidiu não ir, mas.
- Segundo, a sua mãe disse que é pra você ligar para ela,
mas até as 14:00hs [duas].

Tenha uma boa tarde.
Grata, Rita.

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Dona Samantha,
Fui almoçar agora meio dia e meia, retornarei as duas e meia. Há dois recados para senhora:
O Sr. Euclides pediu que fosse cancelada sua ida à Goiânia, devido à esposa estar enferma; e sua mãe pediu que ligasse para ela até as duas horas.
Com atenção Rita

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a) Lucia, matou-me Paulo, não chore por mim. Beijos.
b) Lucia matou-me. Paulo,não chore por mim. Beijos.

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1 - ler os textos, confrontar as informações, chegar a uma conclusão.
2 - tecnologia e precariedade

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Alternativa E

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Recapitulação do aprendizado da 2ª série do Ensino Médio: Período composto

1-
(e)
(d)
(a)
(b)
(c)

2-
a) escolha
b) condição
c) Oposição

Sra. Dinorá (não podemos usar apelidos em bilhetes "formais")

Caso alguém me procurar, diga, por favor, que fui almoçar. Se por ventura demorar é porque resolvi passar em um cliente, o senhor Guido, o mesmo que me procurou ontem, mas não pude atendê-lo.
Marinalva

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2 -
a - alternativo
b - condição
c - adversativa

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1- Explicações sobre o início do texto, pois a continuação deve defender as idéias da introdução.

3-
(F)
(V)
(V)
(V)

4-
(B)

Página 15

3 -
f
v
v
v

4 -
B

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Lição de casa
[Contextualização]
[Tese]
[A partir de uma situação dramática forte - um amante que atravessa a metrópole em busca da amada, com quem discutiu ao telefone]
[Comparação do argumento 1]
[Argumento 2] / [A viagem de Heitor em busca de Lúcia é mais musical do que geográfica.]
[Não é um filme perfeito, e nem poderia, em se tratando de uma obra de risco.] / [O mesmo vale para o recurso excessivo aos "Flashbacks", que em alguns momentos quase afrouxam a tensão do relato.]
[Conclusão]

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5- contextualização; tese; nova tese; resumo; argumentos; contra-argumentos; resenha; conclusão

página 16

5 - resenha/ contextualização/ tese/ resumo/ argumentos/ contra-argumentos/ exemplos/ conclusão/ nova-tese.

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Lição de Casa
1-
a) O adjetivo "inseparável" remete a idéia de um sentimento que faz parte da essência humana.

b) É inevitável, pois faz parte do instinto do ser humano.

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1 –
a) A lua simboliza a luz e na verdade é o satélite natural da Terra.
b) Um texto romântico que expresse um sentimento.

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1-
(1) Grifar desde 'O conceito de modernidade... Até correntes da Filosofia'.
(2) Grifar desde 'Na literatura... Até heranças do passado.
(3) Grifar desde 'O sentido da palavra... Até Semana de Arte Moderna.
(4) Grifar desde 'no quadro da Literatura... Até Modernismo. E depois grifar desde a visão do poeta... Até Romantismo.
(5) Grifar desde 'quando se volta... Até Terra e Céu.
(6) Grifar o parágrafo todo.
(7) Grifar desde 'a figura do poeta... Até criação literária.
(8) Grifar desde 'Uma das características... Até sentimento ambíguo.

2-
a)
V
F
V
F

b) Porque destaca o papel do poeta como um desajustado em seu mundo, porque percebe-se a não preocupação com a forma métrica, versos, formas fixas, rompendo com uma visão clássica de poesia.

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2

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a)
V
F
V
F

b) Porque Drummond faz uso de elementos que caracterizam os nossos dias, mas que iniciaram o séc. XVI (capitalismo) e fizeram parte do séc. XIX (poeta parnasiano)

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Mario de Andrade
Características: Teve um papel decisivo na implantação do modernismo no Brasil. O que mais impressiona em Mario de Andrade é a capacidade de conciliar em plena euforia da destruição dos primeiros embates modernistas.

Manuel Bandeira
Características: Compõe juntamente com Mario de Andrade, a tríade maior da primeira fase modernista, responsável pela divulgação e pela solidificação do movimento em nosso país.

Oswald de Andrade
Características: Nenhum outro escritor do Modernismo ficou mais conhecido pelo espírito irreverente e combativo do que Oswald de Andrade. Sua atuação intelectual é considerada fundamental na cultura brasileira do início do século. A obra literária de Oswald apresenta exemplarmente as características do Modernismo da primeira fase.

Carlos Drummond de Andrade
Características: proclama a liberdade das palavras, uma libertação do idioma que autoriza modelação poética a margem das convenções usuais. Acentua-se a libertação do ritmo mostrando que não depende de um mito fixo.

Cecília Meireles
Características: Embora vivesse sobre influência do modernismo, apresentava ainda em sua obra, heranças do simbolismo e técnicas do classicismo, gongorismo, romantismo, parnasianismo, realismo e surrealismo; razão pela qual sua poesia é considerada atemporal.

Página 26

Manuel Bandeira
Característica: Toda a sua obra foi marcada pela tuberculose

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Tabela:

Parnasianismo (BR)
marco inicial: final do séc. XIX
Termino: inicio do séc. XX

Principais autores: Alberto Oliveira, Manuel bandeira, Olavo Bilac, Raimundo Correa, Vicente de Carvalho.

Principais características do movimento: Uso de linguagem rebuscada e vocabulário culto do romantismo e valorizou o cuidado formado poema
-----------------------------------------------------------------------
Simbolismo

Principais características: Enfatiza o subjetivismo. Despreza a palavra exata a descrição objetiva e explora poder de sugestão da linguagem
-----------------------------------------------------------------------


----------------------------Brasil----------------------------- Portugal------
Marco inicial----------------1993---------------------------------1890--------
--------------------termino-inicio do modernismo--------- inicio do modernismo
----------------------------Brasil------------------------------Portugal------
Principais autores-------Cruz de Souza (SC)-----------------Camilo Pessanha---


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A resposta tem que ser pessoal, vocês tem criar um texto falando sobre o que entenderam da matéria nesse primeiro bimestre, o que acham que tem que ter mais atenção para melhorarem e o que pode ser feito nas aulas para serem mais interessantes e que para todos os alunos participem!

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2 –
a) Desenhos de crianças, como herói, rei, princesa, brinquedos, pião além do nome da música.

b) matinês, juiz, nua, canhões, batalhões, noiva, rock, alemães.

c) Obtêm-se um efeito de romance, amor, faz de conta, mágica, conto de fada.

d) Encontramos algumas marcas próprias do modernismo como rimas, palavras atuais, etc.

e) Não, ser moderno é atual
fashion= sempre estar da moda

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3-
Textos
Verbal
Visual
Seqüência
Informal

4-
a) Barata Fliti
Autor: Fernando Gonsales

b) No segundo
clímax: quando a barata olha estranho
efeito: suspense

c) No último quadrinho

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a) O título é Barata Fliti e o autor é Fernando Gonsales.

b) O clímax está no segundo quadrinho, onde só se foca o rosto do personagem e o pensamento dela, no último quadrinho o suspense acaba, e a surpresa aparece e a dúvida do verdadeiro efeito do veneno de dúcida.

c) No terceiro quadrinho pelo fato de estar com o corpo de Barata e o rosto de uma pessoa, causa uma quebra de expectativa.

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a) Um conteúdo animado de forma que todas as pessoas leiam e entendam

b) Para dar mais empolgação ao texto, mostra o texto de forma animado

c) Desde crianças até os idosos

d) Mostra a produto de forma animada e divertida

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2 – Alternativa C

3 - Representar o natal presente, ou o presente de natal


Volume 2


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1 –
a) Caminhão que transporta retirantes.

b) Algum lugar do Ceará

2 - Tema central é a seca no nordeste e suas conseqüências.

3 - Definição 3.

4 – A

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5 - Desemprego e a seca.

6 - D

7 - A

Lição de casa
1 – Alternativa b) I e II

Vidas secas e o poder da palavra
1 –
a) Resposta pessoal

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Vidas secas e o poder da palavra
1 - É um livro que fala sobre a vida de uma família do nordeste, que vive em busca de uma vida melhor. São praticamente nômades do sertão.

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2 –
a) De sua vida, família, trabalho. Pessoa simples e trabalhador. Vaqueiro. Não.

b) Não

c) Ambos gostavam de sua terra, e são forçados a sair dela por causa da seca.

Página 6

3 - Complete adequadamente: Também, papagaio, falar, interior e palavra.

4 - A

Página 6

3 - Complete adequadamente: Também, papagaio, falar, interior e educação

4 - C

Página 6

5 - Mostrar a situação das pessoas que vivem na seca, o descaso, o maltrato, as condições sub-humanas em que vivem.

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Lição de casa
1 - Que a frase não terminou, Um sentido de idéia incompleta.

2 - Sua alfabetização, expressão de fala, e mais atitude.

3 - resumo do livro Vidas secas (Graciliano Ramos).
O romance “Vidas Secas” narra o episódio de uma família de retirantes em busca de um lugar que lhes ofereça meios de melhorar suas condições de vida. Essa família é composta por Fabiano, homem humilde e trabalhador; Sinhá Vitória, esposa resignada e fiel; o Menino mais novo e o Menino mais velho, crianças inocentes, representantes do anonimato social; além da cachorra Baleia, animal que se humaniza em relação à dura realidade por que passa Fabiano e sua família. Durante um longo percurso por um caminho que parece interminável, os personagens enfrentam atrocidades várias, entre as quais, a fome, a sede e a falta de um lugar onde pudessem se estabelecer. Depois de andarem muito, os retirantes encontram uma casa que parecia abandonada. Eles se aproximam e entram nela, mas logo chega o dono, para quem Fabiano, depois de oferecer seus préstimos, começa a trabalhar, sendo vítima da seca, sua maior antagonista, e da exploração por parte do proprietário das terras. Na fazenda, a família permanece por algum tempo, cuidando do rebanho do proprietário até que, desiludidos com o aparecimento das arribações que, para eles “eram coisas da seca”, deixam a fazenda numa manhã bem cedo e continuam sua busca estrada a fora, na tentativa de um dia encontrarem um alento para suas vidas.

Página 7

Pesquisa
Título: O modernismo.

No século XX o Brasil passava por mudanças em vários aspectos. Na política vivia-se o período "Café-com-leite", onde os burgueses tinham muito dinheiro e a população era muito miserável. Poucos eram os escritores que retratavam está realidade, sofria-se nessa época varias influências artísticas, mas ainda relacionadas ao Parnasianismo.
O que marca o modernismo é a libertação do passado e a busca por uma linguagem nova ligada ao novo século. Paris, o centro cultural espalhava novas idéias artísticas pelo ocidente, tendências que surgiram antes e depois da segunda guerra e receberam o nome de vanguarda. São eles o cubismo, o futurismo, o expressionismo, o dadaísmo e o surrealismo.
As características da linguagem moderna são o emprego de verso livre, as palavras em liberdade, a ausência de pontuação, a irreverência, a nova linguagem procurava ser ágil e captar diferentes planos da realidade, desprezando as regras gramaticais, principalmente a lusitana. A arte passa ter como tema coisas simples do dia-a-dia.
Considerando o marco inicial do movimento modernista no Brasil, a primeira acontece em 1922 a 1930 e a segunda de 1930 a 1945; A primeira fase buscou solidificar o movimento e divulgar as obras e idéias. Houve o lançamento de quatro movimentos culturais: O Pau-Brasil, o Verde Amarelismo, A Antropofagia e a Anta. Com uma visão crítica do nosso passado, propõem a devoração simbólica da cultura do colonizador europeu, sem perder a nossa identidade cultural, indo contra essas idéias, surgiu o grupo que defendia um nacionalismo ufanista. Destacam-se alguns escritores como: Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Alcântara Machado, Menotti Del Picchia, Raul Boop entre outros.
A segunda fase do modernismo começa-se a mostrar pela prosa um Brasil com toda sua diversidade regional e cultural, mas também problemas como a miséria, ignorância, a opressão no trabalho, as forças da natureza sobre o homem.
Tudo que existe hoje no campo da literatura, artes plásticas, música e cinema está de alguma forma relacionado às propostas e as experiências desenvolvidas pela arte modernista do começo do século XX.

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1 –
Oi Marisa, tudo bem?
Então o que seu pai quis dizer é que Oswald de Andrade queria introduzir a cultura estrangeira na nossa, adquirindo nela características brasileiras, e assim difundindo a cultura entre os povos.
É isso aí, beijos.

2 - Sim, nós procuramos deixar as influências do país colonizador de lado e buscamos uma identidade própria.

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1. As preocupações regionalistas dos séculos XIX e XX vão se alimentar de obras literárias como o poema épico Caramuru (1781), escrito pelo frei JOSÉ DE SANTA RITA DURÃO (1722-1784). O poema conta a história de Diogo Álvares Correia, o Caramuru, náufrago português que teria sido o primeiro europeu a viver entre os índios. A obra apresenta um balanço da colonização em meio a uma descrição exagerada da natureza brasileira. O nacionalismo romântico expressou-se no que se chamou INDIANISMO. Um índio idealizado e muito longe da realidade converteu-se em símbolo nacional: GONÇALVEZ DE MAGALHÕES (1811-1882) escreveu a Confederação dos Tamoios (1856); GONÇALVEZ DIAS (1823-1864), em seu poema I-Juca Pirama, narra a história de um índio sacrificado por uma tribo inimiga. No romance, encontramos JOSÉ DE ALENCAR (1829-1877), que tanto em O Guarani (1857) como em Iracema (1865), destaca de modo muito idealista as origens européias e ameríndias do povo brasileiro. O outro romance indianista escrito por Alencar, UBIRAJARA, não apresenta a figura do branco. O indianismo transforma o nativo, antes apenas objeto da descrição ou da sátira, em herói criando uma ilusão de gloriosos antepassados para o povo brasileiro. Ao mesmo tempo mascara a nossa origem AFRICANA, considerada, na época, menos digna.

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É pessoal. Pede pra você construir um índio. Exemplo: Como ele é fisicamente, com pele escura, olhos negros, enfim, algo do tipo. Como ele deve falar (você pode colocar o tupi-guarani). Lembrando que o índio é seu, você pode fazê-lo da forma que achar melhor.

Página 14

Resolvendo o Enem
a) Sim, porque ele conseguiu passar a realidade, demonstrou o personagem sertanejo sem muitos detalhes.

b) Sem resposta.

c) 1 - d) I e II

2 - a) Linguagem predominantemente formal, para problematizar, na composição de Vidas Secas, a relação entre o escritor e o personagem popular.

Página 15

1 - D

2 - A

Página 16

3 - a vida é breve e não aproveitada pelas pessoas

4 –
a) O dia não dura nada e já chega à noite sombria e triste

b) Sim, porque no mundo atual existem pessoas muito rebeldes

c) A diferença que os 2 quer passar que o mundo não vai durar muito e o povo não sabe aproveitar o pouco que tem

Página 16

Lição de Casa
1 -
(Obs. Usarei a cor vermelha quando for para vocês circularem a palavra (conector).
Verde para vocês passarem um risco embaixo da palavra (verbo ou locução verbal), é claro. e / para separar as orações.)

a) Perguntei por Ana/e fico sabendo/que ela não mora mais no Brasil.

b) Vivia preso/como um novilho amarrado ao mourão,/ suportando ferro quente. (Graciliano Ramos).

c) Sei apenas/que posso ser feliz ao seu lado.

d) Joana tinha que voltar antes do jantar para casa de seus tios.

e) Quando comprei esse carro,/ não imaginava tantas confusões.

2 -
a) Todos se dizem interessados,/ mas só poucos se esforçam. - Coordenação (adversativa).

b) Não faça barulho/se você chegar tarde. - Subordinação (condicional).

c) Talvez ela entenda/que me deve uma satisfação. - Subordinação.

d) Fiz a tarefa de casa/ e fui brincar. - Coordenação (aditiva).

e) Viajaremos de madrugada,/ como todos já sabem. - Subordinação (conformativa).

Página 17

1 –
a) Curtos.

Página 17

1 -
a) Predomina os períodos curtos.

b) De pensamentos curtos, acompanhando o ritmo da personagem.

2 - A seca que era inevitável, pois todos os anos ela sempre chegava e acompanha os pensamentos curtos de Fabiano.

3 - A obra é "O País do Carnaval" primeiro romance de Jorge Amado, publicado em 1931 pela editora Schmidt. O personagem principal é Paulo Rigger, filho de um rico produtor de cacau, que volta ao Brasil depois de sete anos em Paris. Une-se a um grupo de intelectuais em Salvador, acredita que o carnaval mantém o povo alienado. Porém, acredita que dessa forma ele se sinta mais brasileiro com a proximidade dele com o povo nas festas. Rigger aturdido com suas idéias volta para a Europa.

5 - O estudo sobre o Modernismo foi muito interessante e proveitoso, além de ser um assunto bastante pedido em vestibulares. Creio que não há nenhuma parte que precise de uma segunda explicação.

Página 17

b) Porque ele não sabe falar direito.

2 - Períodos curtos, ele não sabia organizar as idéias, pensamento fragmentado de Fabiano.

Página 18

Responda no caderno: Resposta pessoal.

Página 19

1 –
(IV)
(III)
(I)

Página 19

1-
(IV)
(III)
(I)
Sobra o II

2- no fim do segundo parágrafo diz: Ler a palavra é também ler o mundo e passar a vê-lo de outro modo

Página 19

2 - A

3 - Ler hoje em dia tornou-se uma forma essencial de nos construirmos como cidadãos

Página 20

a) A leitura melhora nossa experiência de cidadania.

Página 20

Lição de casa
1 –
A
D
F

Página 20

4 - Elaborar tese:
A violência em nossa sociedade é muito ruim.
O aborto não deve ser legalizado.
Sexo é bom, mas tem que ser seguro.
A leitura nos leva em um mundo cheio de conhecimento.
A política deveria ser mais séria e sem corruptos.
A pena de morte deveria ser legalizada para aquelas pessoas que matam as outras.
A imprensa está em todo lugar, eles correm, pegam as notícias e passam para as pessoas.

Página 21

2 -
a) Pois a leitura faz bem para a mente

b) Porque prejudica o caráter da pessoa

c) Pois ter cultura é se adaptar ao mundo

d) Pois quando você se diverte você esquece os problemas

Página 23

b)São bons argumentos, pois as informações da imprensa são o principal meio de informar o povo, eles buscam sempre as melhores notícias para poder passá-las as pessoas. A sociedade não sabe tudo sobre os fatos acontecidos, a maioria das coisas não são passadas. Os acontecimentos que são importantes para as pessoas têm que serem mostrados com mais precisão e não serem tratados como qualquer notícia.

c) Tabela:
Argumento menos importante (1): a sociedade precisa conhecer a verdade dos fatos.
Argumento médio (2): as informações da imprensa são o principal instrumento de manutenção da democracia.
Argumento mais importante (3): acontecimentos importantes para a nação não podem ser tratados como uma simples distração.

d) Os acontecimentos que são mais importantes para a sociedade devem ser mostrados com mais detalhes, pois devem ser esclarecidas todas as dúvidas das pessoas sobre aquele determinado assunto.

Página 24

Lição de Casa
1 -
a) C
b) A
c) B
d) D

2 - Caça-palavras.
mas
que
para que
porque
como
portanto
então

Eu amo você, Língua Portuguesa.
(1) Porque
(2) mas
(3) portanto
(4) para que
(5) como
(6) assim
(7) então

Página 26

1 - Destacar os cortadores de cana

2 – B

3 - Ele critica os trabalhos escravos dos trabalhadores em canaviais.

Página 26

3 -
Escuras: Faz uma visão ao trabalho nas usinas.
Branco: Uma visão à vida privilegiada.

Página 29

TRIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
Atendente: Livraria de Arte Bom dia!
Maikon: Bom Dia! Vocês estão oferecendo vagas de emprego?
Atendente: Só com experiência comprovada de um ano em vendas.
Maikon: Sim claro. Estão Agendando Entrevistas?
Atendente: Sim, estamos agendando entrevistas para amanhã. Onze horas, pode ser?
Maikon: Tudo bem! Queria agendar uma entrevista!
Atendente: Bem, então qual é o seu nome e telefone para contato?
Maikon: Me chamo Maikon, e meu telefone é 3325 1525!
Atendente: Então está marcado; até amanhã. Não se atrase.
Maikon: Tudo Bem. Obrigado e até amanhã.
Atendente: Até amanhã.

Página 31

3 - Achei cinco erros, no primeiro verso (também) "na 8 palavra", no terceiro verso na sexta palavra "onde", no quarto verso na nona palavra "quando", no sétimo verso na décima quarta palavra "mas", e a última que achei fica no décimo verso primeira palavra "contudo".

Página 32

Lição de casa
1 –
b) Exige

2 – Erros:
a) Ela "se" me disse
f) Leo "se" comprou


Volume 3
(em breve)

Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

PLANEJANDO A FELICIDADE

Eu e meu futuro

Página 3

1. Professor, aproveite esta ocasião de aprendizado para verificar como seus alunos se

expressam oralmente:



Respeitam o turno de fala?



Ouvem, com atenção, o comentário dos colegas?



Falam de modo claro e inteligível?



Expressam-se de modo fluente?

Observe, com atenção, alguns poucos alunos, uns quatro ou cinco. Ao final, faça um

comentário geral, elogiando os esforços daqueles que respeitaram o seu colega

durante a discussão, seja por sujeitar-se ao seu turno de fala, seja por ouvir com

atenção a fala do outro. Acompanhe com atenção as explicações correspondentes no

Caderno do Professor.

2. Professor, faça um registro das respostas das questões, pois elas serão importantes

tanto na Situação de Aprendizagem 4 quanto na avaliação final. Preste detida atenção

aos motivos apresentados pelos alunos.

Página 4

Resposta pessoal.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

Páginas 4 - 5

1. Professor, preste atenção à coerência entre as atividades desenvolvidas pelos alunos e

o texto-base, explicado também no Caderno do Professor.

2. “Arte de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos

específicos” (Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa).

Discussão oral

Páginas 5 - 6

Siga atentamente as orientações do Caderno do Professor, página 13, que explicam,

da perspectiva docente, os assuntos aqui desenvolvidos.

Página 6

Uma direção para minha vida: meus desejos e propósitos.

Observe se os alunos utilizaram adequadamente as orientações da seção “Elaborando

um projeto de vida” e organizaram seu texto com base nos referenciais propostos.

Elaborando um projeto de vida

Páginas 6 - 7

1. e 2. Estas duas atividades têm o objetivo de orientar os alunos sobre a importância de

se fazer um projeto de vida para a obtenção de sucesso, seja pessoal, seja

profissional.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

Uma proposta de redação de vestibular: Uma vida feliz e com propósito,

como é possível?

Páginas 8 - 9

1. Depois da leitura e análise dos trechos de Senhora e O cortiço, os alunos deverão

escrever uma redação sobre o tema-título, de acordo com seu projeto previamente

elaborado, respeitando os direitos humanos, usando a norma culta e construindo sua

produção textual de forma coerente e coesa.

Discussão oral

Página 10

Discussão em classe sobre os projetos individuais desenvolvidos em Elaborando

um projeto de vida, nas páginas 6 e 7. Após a socialização, os alunos podem

reformular seus projetos, se necessário, antes de concluí-lo para afixá-lo em local de

fácil acesso.

Páginas 10 - 11

Dentro do contexto em que estamos apresentando o poema, parece importante

destacar a complexidade do ser humano, naturalmente plural, mas na procura contínua

de sua unidade. O cuidado que devemos ter, nessa complexidade constitutiva, é

construirmos nossa identidade e não nos tornarmos “eles e não eu”, ou seja, um vazio, a

ausência da autonomia e da identidade. Um projeto de vida é uma oportunidade de

pensarmos em nós, na autenticidade de quem somos e de quem desejamos ser.

Após ouvir com atenção alguns comentários, destaque que, no mínimo, um projeto

de vida orienta as nossas ações e nos mantêm atentos aos nossos objetivos. Além disso,

a experiência de haver planejado e tentado buscar a realização do plano é sempre um

aprendizado que poderá ser útil em vários momentos da nossa existência.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

O autoconhecimento é essencial para os bons resultados desse um projeto. Incentive

os seus alunos a, como o eu-lírico do poema, sempre lerem “como páginas” o próprio

ser, a sua própria vida.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

PLANEJANDO A FORMATURA

Como vai a formatura?

Página 12

1. Oriente a discussão para a reflexão sobre o projeto de vida, iniciada anteriormente,

associando-a à etapa da conclusão do Ensino Médio e à continuidade dos estudos.

Observe que a escolha do curso superior e da profissão, neste momento, embora

sejam da maior importância, não determinam o destino do indivíduo. Na atualidade,

a formação continuada dá o tom para o acerto entre o presente e o futuro.

2. Resposta pessoal.

Discussão oral

Página 13

Organize o tempo da aula para que cada representante de grupo possa ter sua vez de

falar.

Página 13

Professor, verifique se os alunos compreenderam o que se pede.

A formatura: uma cerimônia

Páginas 13 - 14

1. Uma cerimônia é tanto um conjunto de atos formais e solenes como um conjunto de

atos informais, mas que apresentam certas regras ou padrões de comportamento.

Algumas sugestões de cerimônias: aniversário, missa, formatura, posse de um

presidente, casamento, enterro etc.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

Discussão oral

Página 13

Observe que há inúmeros textos orais e escritos necessários para produzir um evento

social como uma formatura. Alguns exemplos: lista de convidados, convite de

formatura e discursos de formatura (mestre de cerimonial, patrono, paraninfo, orador da

turma etc.).

3. Há um ouvinte. O leitor de um discurso ou sermão vai ouvir o texto, não

necessariamente lê-lo.

Página 15

1. Professor, a biografia de Vieira é facilmente encontrável. Verifique se os alunos

relacionam aspectos biográficos à importância literária e social de Antônio Vieira

para a construção de nosso patrimônio cultural.

Recapitulação gramatical: vocativo

2.

a) Guilherme, venha cá!

b) Você, minha amada, nunca sentirá solidão!

c) Céu, ó céu, não te deixes escurecer pelas nuvens!

d) Vai, amigo, que já é hora!

e) Senhores professores, querida família, meus amigos; chegamos ao final desta

etapa.

Um discurso de formatura

Páginas 15 - 16

1. Aproveite a atividade anterior sobre vocativo e amplie o conceito.

2. Oriente a leitura do discurso de formatura para a observação de aspectos adequados e

inadequados do texto.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

3. A sequência é (V), (V), (F), (V), (V) e (F).

4. Sugestão de resposta: o tempo passado como turma é visto como uma caminhada

pela educação e formação dos indivíduos que ali concluem o Ensino Médio.

Discussão oral

Página 17

É importante conscientizar os alunos acerca da importância de cada item em um

discurso de formatura.

Páginas 17 - 18

1. Professor, a forma que traz o adjetivo no masculino inclui mais adequadamente os

dois termos, “senhoras e senhores”, do que manter o adjetivo no feminino, que

sugere afirmar que apenas as senhoras são distintas ou prezadas.

2. Professor, observe que se trata de mais uma etapa da construção do conceito do

gênero textual estudado.

Preparando-se para ser o orador da turma

Página 18

1.

a)

• Sujeito = “Os alunos do terceiro ano”.

• Verbo = “fizeram”.

• Objeto direto = “sua cerimônia de formatura”.

• Complemento adverbial de lugar = “no Salão de Festas da cidade”.

b) No Salão de Festas da cidade, os alunos do terceiro ano fizeram sua cerimônia

de formatura.

c) Professor, nesse caso, houve necessidade de vírgula, pois adotamos outra ordem,

a indireta: “complemento + sujeito + verbo + objeto”.

2. Esta atividade possibilita que se desenvolva o senso de autocrítica.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

Discussão oral

Página 19

Professor, observe se os alunos compreenderam a proposta e oriente-os conforme o

enunciado.

Página 20

Discuta, em classe, os diferentes pontos de vista sobre a formatura.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

UM CONCURSO DE ORADORES

Discussão oral

Página 20

Professor, faça dessa discussão um momento prazeroso. Assim, evite um tom

ameaçador ou qualquer comentário que possa desestimular o sonho e a esperança.

Página 20

Ao rever o treino de leitura feito em Lição de casa, página 20, considere as

orientações dadas neste Caderno, páginas 15 e 17, e reforce as orientações que não

foram bem compreendidas.

A apresentação

Página 21

Professor, observe se os alunos compreenderam as orientações.

A eleição

Página 21

Professor, observe se os alunos compreenderam as orientações.

Página 22

Oriente os alunos de que o corpo do texto deve ser uma auto-crítica à experiência do

aluno no concurso de orador da turma.

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

PLANEJANDO O VESTIBULAR

Discussão oral

Página 22

A discussão deve considerar a importância de se preparar para o vestibular durante

toda a vida escolar e não apenas no terceiro ano do EM.

Trabalho em grupo

Página 22

Professor, observe se os alunos compreenderam as orientações.

Em dia com o vestibular

Página 23

1. e 2. Ao final, depois que todos tenham feito a atividade, forneça explicações

complementares sobre os conteúdos abordados nas questões. Durante as explicações,

comente as questões. Ao término das explicações ou enquanto as explicações são

dadas, forneça o gabarito. O importante é não limitar a correção ao ato de apenas

fornecer as respostas.

Página 23

O texto do aluno deve refletir a discussão oral feita anteriormente, ou seja, a

importância de se preparar para o vestibular durante toda a vida escolar e não apenas no

terceiro ano do Ensino Médio.

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