quinta-feira, junho 2

Arte 2° Ano

Volume 1


Pág. 3

* Cinema, teatro municipal.
* “Pessoal”
* é o numero de eventos que já aconteceu na cidade
* “Pessoal”

Pág. 4 á 7

As páginas 4, 5 e 6 é apreciação (só as imagens).

Pág. 7

• Gritaria sim para receber o desconto mesmo com receio e sem saber como explicar arte contemporânea;

• Acredito que o mediador esclarece melhor a arte, em alguns casos, com determinadas obras ele é necessário em outros não;

• Festival Panaramo de Dança Contemporânea, pois dança é encantador ou o Festival de Woodstock marca na história mundial;


Pág. 7

É pessoal, é só falar em qual lugar você gostaria de estar entre esses eventos.

Pág. 8

1) não por que á apenas duas com semelhanças com pessoas e quadros ea terceira figura foge um pouco do assunto.

2) sim porque as salas estão composta de pessoas e quadros se identificam muito com um museu e a 3 figura representa alguma obra d um outro artista elas tem em comum q todas as figuras tem largura, comprimento, profundidade.. perspectiva

Pág. 8 á 10

Apreciação
• Elas (as obras) ficam expostas, com assinatura do artista disponível ao julgamento do público;

• Penso no frigido, morto àquilo que é usado quando necessário e famoso depois guardado no esquecimento;

Pág. 10

A primeira obra ele pintou um museu, retratando pessoas observando os quadros.
A segunda obra retrata o pintor fazendo um quadro que mostra o outro lado da obra.

Pág. 11

O que, provavelmente, a artista quis despertar em quem a realiza?

Provavelmente ela quis despertar a sensação de lembrança do passado; lembrança dos sentimentos que sentia ao realiza - lá.

Pág. 11

Só tenho o 2º e 3º ponto.

• Um ciclo sem fim da vida, penso como tudo é ligado assim como os caminhos que a fita faz;

• Os propositores criam por dom, inspiração, mas no final sua função é agradar ao público, definindo melhor elas fazem arte porque nós (o público) existimos.

Pág. 12

1) *o sentimento de nossa existência está na ação, no agora, de meu pensamento,
* o dinamismo do pensamento e sua ação
* a evolução do pensamento
* a criatividade por meio do pensamento e ação

2)Obra de Arte Contemporânea: A rua é um rio (grupo tablado de arruar); Realmente transmite provocação, ficamos intactos, pois é muito interessante, é algo "novo”. Em minha opinião os atores estavam representando o lixo dos rios, que ficam na rua. Percebi que eles estão querendo nos conscientizar para um ambiente melhor .

Pág. 19

Nesta ação você vai fazer uma literatura dramática o que vc imagina o que e literatura dramática
R: Leitura Dramática uma ferramenta pedagógica no limiar entre a literatura e o espetáculo teatral.

Pág. 19

O que ficou da conversa

O teatro grego surgiu em Atenas, na Grécia, a partir do culto à Dionísio , realizado nos festivais em sua homenagem, nas festas de primavera e do vinho.Na vida de Dionísio haum momento , qdo ele foi destruído pelos titãs, onde eram entoados cantos tristes chamados ditirambos, e qdo ele nasce (alegria).
A tragédia é originada pelo ditirambo, conforme a entenologia (origem) da palavra tragédia, TRAGOS (bode) + OIDE (canto) = canto do bode. Dionísio ao renascer passa por uma metamorfose e vira um bode divino

Pág. 20

02) interpretação, organização das idéias, poderá ter gestos p/ completar a idéia.
3) a entonação da voz, o dialogo, um texto bem estruturado, com começo, meio e fim.
4) “Pessoal”

Pág. 22

1) poder e administração de curador, ou seja, aquele que se responsabiliza de administrar os bens da pessoa.


Pág. 23

• Por dar a impressão de ser uma série de coisas inventadas. Listas, coleções e séries buscam provocar sensações, traduzir identidades e constituir sentidos, significados. Selecionar, colecionar e arquivar pressupõem eleger e ''recalcar'' dados. A cena se compõe da combinação do arquivo do artista que apresenta com o do público que participa. O Festival se coloca como o espaço p/ este livre jogo.

• A preocupação é se der brigas, desputa de lugares...

• Ao ler o texto me interessei a ver festivais, bem organizados. Principalmente aqueles que o público tem uma participação especial no espetáculo.


Página 24

(FESTIVAL DE CIRCO DO BRASIL.)
*QUE É BEM CRIATIVO, MOSTRA UMA PART DO ESPETÁCULO ,DIA,HORA.LOCAL É BEM ELABORADO

*DE QUE O ESPETÁCULO DEVE SER MUITO INTERESSANTE.

*DE QUE NÓIS NOS DIVERTIMOS E TAMBÉM APRENDEMOS MAUIS SOBRE ALGO.(o resto da pergunta é pessoal)


Pág. 25 a 27

25 e 26 - APRECIAÇÃO / 27 - O que ficou da conversa?

( em cada uma delas, uma pergunta respondida por vez ;D )

• Sim. Porque o palco fica mais próximo do público, dando acesso ao personal do artista.

• Sim. Existe, o artista tem que ter privacidade para poder se apresentar.

• Sim. Tradicional, porque tem um palco e as pessoas assistem sentadas. Quatro paredes, a 4ª parede é como uma cortina transparente, separando o público do artista.

• Aqui que seria o 4° pontinho, é uma questão de SIM ou NÃO, no caso eu coloquei NÃO *

• Porque é como um obstáculo para o público não ''invadir'' o mundo do teatro.

• Aqui é tua opinião ;)


Pág. 30

Respostas referentes a Leitura e Análise de Texto (Vamos dançar juntos?)

• Chama a atenção por pensar que o público terá uma participação especial no espetáculo.

• A preocupação é se houver desavenças, brigas por disputa de lugar.

• Aqui é tua opinião ;)



Pág. 30

PESQUISA INDIVIDUAL

1ª pergunta: Qual o diferencial existente entre os festivais de dança?
Resposta: Os festivais de dança são cometições em que você pode se apresentar ou em um solo, trio, grupo... Geralmente as categorias são divididas pela sua idade e o tipo de dança, ou o diferencial é de quem os organiza, os jurados e o nível de cada um.

2ª pergunta: Quais os focos que cada festival intensifica?
Resposta: • Poética e políticas, • Instrumento democrático onde a Prefeitura do Recife ouve o que a população, a classe artística, técnicos, ... tem a dizer sobre o festival, • Traz uma das mais importantes discussões do planejamento urbano e da arquitetura contemporânea no mundo de uma forma geral.

3ª pergunta: De que modo os textos da curadoria contribuem para a compreesão do tema dos festivais?
Resposta: Tudo é muito bem organizado, para não gerar nenhuma confusão, claro. 




 

Volume 2




 
Página 9

.que podem ajudar bastante com trabalhos ou descobrimentos

.tem que ser fundamental para reconhecimento

.tem que ter uma boa visão para desempenhar um bom trabalho

.tem que ter uma boa paisagem um bom cenário boa iluminação
para obter um bom trabalho

Página 17

o que ficou da conversa


*retratam pessoa e/ou sua necessidade, seu dia-a-dia.
*fotografias
*sim, cada foto procura expressar coisas comuns mas ao mesmo tempo pouco analisadas.

 
Página 17

Vik procura expressar por meio de material reciclável e jogados em depósitos, retratando assim talvez peças pegar e utilizadas no dia-a-dia e Caravaggio procura expressar essa poesia por meio do realce das sombras na pintura, dando assim uma maior profundidade a obra.

Página 19

° Um homem homem elegante,feliz.Romântico onde ele estaria como um cavaleiro ao lado de sua amada mudaria a imagem.

AÇAO EXPRESSIVA
Imagem de passagem muda natureza,pois mostraria as pessoas a beleza que o mundo todo esconde.

Página 20


*charlie brown jr.; basshunter; Skazi
*Semelhantes: Skazi, Charlie Brown Jr.
Demais: vários mc's (pekeno, menor, daleste,orelha...) e Eletrênicas em um geral

Você Aprendeu?

Em certas regiões a música está sim influenciada na nossa cultura, entratanto o qe os jovens mais ouvem, pelo menos na maioria de minha convivência são músicas internacionais ou que contam fatos acontecidos na sociedade !

Página 26


*o gesto da 2 imagem do grupo chuasar companhia de dança, por que é muito interessante e diferente.
*que eles são muito expressivos e não forçam esses gestos em qualquer lugar
*eu pensaria bastante para fazer gestos diferentes e que todo mundo gosta.
*depois de muita conversa e desenvolvimento eu chego a uma conclusão de como irá ficar o meu trabalho

Página 29

-coreógrafa moderna, ela acredita q a colaboração dos interpretes é fundamental.

-cria coreografia, e empoe cada dançarina através da aliação por cada um deles.



Volume 3
(em breve)

Volume 4
O Caderno do Aluno e a Ação do Professor

Caderno do Professor. Caderno do Aluno. São Cadernos que, tal qual a rosa dos

ventos, mostram um rumo, uma direção a seguir para viajar nos territórios da Arte.

Esses Cadernos são, assim, como coordenadas, movimentos. “Cadernos rosa dos

ventos” que articulam mapas de diferentes linguagens da Arte, oferecendo proposições-

ações que, antes de serem apenas capazes de referendar um mundo da arte já sabido,

podem ser um movimento potente de diferentes mundos da Arte a serem criados.

Em especial, o Caderno do Aluno se faz registro de viagem, como parte de um

portfolio, como lugar específico para pensar e escrever sobre Arte, fazer reflexões e

produções pensadas e emocionadas a partir das provocações geradas pelas proposições

oferecidas no Caderno do Professor. Em especial, o Caderno do Aluno se faz lugar para

olhar imagens de diferentes linguagens artísticas, que nos incitam a pensar e conversar

sobre arte.

Mais do que promover respostas acertadas ou adequadas, já que em Arte não há

respostas únicas (elas sempre são expressão de pontos de vista singulares), o Caderno

do Aluno propõe questões que pretendem ser uma provocação para que o aluno pense

sobre Arte e expresse suas opiniões sobre ela. Por sua vez, as respostas dos alunos são

pessoais e também referendadas pelo contexto cultural de cada grupo, de modo a mover

diálogos, instigar reflexões pessoais, fornecer material para que o professor possa

promover trocas entre os alunos e ampliar seu repertório cultural sobre as linguagens

artísticas.

Por ser este o contorno do Caderno do Aluno, é impossível a construção de um

gabarito que dê conta de prever as muitas respostas possíveis, determinando o que é

resposta certa ou errada. Por outro lado, o Caderno do Professor contém potenciais

encaminhamentos e ampliações, ao mesmo tempo em que insere o professor no

conteúdo que está sendo proposto, oferecendo informações que enriquecem suas

referências culturais e ajudam-no a ampliar as possíveis respostas pessoais dos alunos.

O Caderno do Aluno e a Ação do Professor

Arte – 2a série – Volume 4

Para o Caderno do Aluno, foram pensadas propostas específicas que abarcam

produção, análise, leitura, pesquisa etc., reapresentadas aqui:

• O que penso sobre Arte?

As respostas às questões específicas neste item instigam os alunos a dar uma resposta pessoal

sobre o assunto em questão, cercando, de certo modo, seu repertório cultural. O importante é

socializar as respostas, mapeá-las na lousa, analisá-las com eles para ver o que pensam sobre

o assunto, tendo como meta a ampliação de suas opiniões.

• Ação expressiva

As ações propostas, muitas vezes denominadas encomendas, para dar mais abertura ao

professor, têm por objetivo desencadear o fazer artístico nas diferentes linguagens, sem perder

de vista os conteúdos e as competências a serem trabalhados no bimestre.

• Apreciação

As perguntas colocadas na apreciação, que se ampliam no Caderno do Professor, são apenas

impulsos para estimular a conversa dos alunos sobre as obras. As ampliações trazidas pelo

professor e por suas boas e instigantes perguntas comporão o texto que será registrado por

cada aluno no Caderno, apontando o que ficou de mais significativo para ele a partir da

apreciação oferecida.

• Você aprendeu?

Questões objetivas e/ou abertas para reflexão sobre os conteúdos trabalhados nas Situações de

Aprendizagem de cada Caderno, reveladoras do que foi possível ativar como conteúdo ou

competência. As respostas individuais tornam-se material de reflexão para os professores,

indicando o que ficou além ou aquém em sua ação docente, no contexto da escola e na própria

proposta.

• Pesquisa individual e/ou em grupo, Pesquisa de campo e Lição de casa

As ações que orientam o aluno no planejamento, na realização e na discussão da pesquisa ou

da ação proposta no Caderno do Aluno tampouco têm resposta única, pois dependem das

escolhas e do que foi possível pesquisar dentro da realidade e do contexto das diferentes
2

O Caderno do Aluno e a Ação do Professor

Arte – 2a série – Volume 4

escolas. Consideramos importante a valorização do que foi pesquisado e, especialmente, o

modo como a pesquisa foi apresentada. Há várias sugestões no Caderno do Professor em

relação a isso.

Na feitura do Caderno do Aluno, tal qual acontece no Caderno do Professor, estão

presentes quatro modalidades de Arte – artes visuais, teatro, dança e música. Isso não

significa que o Caderno do Aluno deva ser trabalhado como caderno a ser preenchido

em todas as linguagens. O Caderno do Aluno não foi feito para ser apenas preenchido.

Ele é um instrumento de mediação para que o aluno tenha próximo de si as imagens e os

procedimentos que serão trabalhados na modalidade de arte que é de formação do

professor. Para que o aluno possa ter um contato com o conceito estudado nas demais

modalidades de arte, há a Nutrição estética, que oferece esse movimento de

aproximação.

Consideramos também que o Caderno do Aluno, como parte do portfolio, é

complementado por outros modos de registro, que podem gerar uma elaboração criativa

que permita ao aprendiz dar expressão à sua aprendizagem, inventando formas para

mostrar suas produções artísticas, seus textos escritos, fotografias de momentos das

aulas e pesquisas realizadas.

Como processos, esses “Cadernos rosa dos ventos” são potências nas mãos de

alunos, alunas, professoras e professores atentos à qualidade do trajeto, à ousadia de

novos encontros com a Arte, à busca da experiência estética no pensar, no fazer, no

escrever, no apreciar, no navegar pelos territórios da Arte.

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