quinta-feira, junho 2

Arte 1° Ano


Página 5

1) A imagem de duas pessoas dançando forró, outros dois dançando Street Dance, a orquestra, e a dança de salão, são familiares, o resto não. O que mais chama atenção é o estilo, as roupas, os efeitos. A grafite de Fefe Talavera despertou muito minha curiosidade.

2)Não conheço esse Espetáculo, e também não conheço nenhum músico de rua.

3)Valsa, Tango, Bolero, Samba de Gafieira e Lambada.Meus pais dançavam Valsa.

4)Grafite também é uma arte ao contrário do Pixe, então porque não fazer parte de uma exposição?...Sim conheço alguns grafiteiros.

5)Sim, já vi vários espetáculos.

6)Não conheço esses B-boys, mas conheço outros grupos de street dance e de breakdance, alguns deles brasileiros.

7)Nas imagens que a platéia está visível, eu percebo que eles estão ali por ser uma coisa diferente que nós não vemos todos os dias, e por isso ficamos curiosos e paramos para ver.

8)Tudo que é relacionado a arte pode ser relacionada conosco e com nossa cultura, porque se quisermos, podemos estudá-las e até praticá-las

Página 9

1 andar pela rua, andar de trem , andar de ônibus, caminhar pela rua

Página 14

1- E a criatividade que passa umas mensagens coloridas

2- No molde negativo e positivo usam spray para desenhar

3- Arquitetura,estatuas e o grafite

Página 17

*Fui de casa até a escola.Ouvi carros, pessoas conversando.

sons agradáveis / desagradáveis
Conversas/buzinas
Televisão/gritaria
---------/Palavrões

*Mais sons desagradáveis.
*Menos estresse,mais paz no mundo faria aumentar bastante a lista de sons agradáveis.

Ação expressiva=Pessoal,cria uma musica.

Página 18

* mas sons desagradáveis

* menos estresse , mais paz no mundo faria aumentar muito a lista de sons agradáveis

Página 19

*Sim,pois expressamos nossas idéias e opiniões.

Página 20

Música é tudo o que nos agrada,que nos expressa através do som.Por isso que cada pessoa tem o seu estilo musical,porque aquele estilo a representa.

Página 20
Pessoal.


Página 23

(c) jongo
(b) mestre- sala e porta bandeira
(f) samba de roda do Recôncavo Baiano
(a) escola de samba
(d)tambor de crioula
(e) frevo

Página 24

1- Frevo,mestre sala e porta bandeira, samba de roda do recôncavo baiano e escola de samba.

2- Bem agitadas

3- São brasileiras e também podem ser de outros paises

4 Sim

Página 31

*O equilíbrio que as pessoas tem.
*O nome me sugere que o espetáculo ira falar sobre diferentes culturas brasileiras espalhadas pelo país.
*A 1°imagem é de um circo contemporâneo e a outra tradicional.
Contemporâneo=tem como intuito nos divertir não só com a comédia,mas com outros espetáculos.
Tradicional=nos diverte através da comedia.

Pagina 35

O que ficou da conversa?
*A maquiagem deles é estranha, pois é aquele riso triste.O nariz,porque ele dá um ar mais engraçado.
*Conheço sim.Eles são médicos que se vestes de palhaços e saem alegrando crianças doentes por aí.


Volume 2


Página 3


1 Provoca uma sensação de querer conhecer mais sobre esse ambiente. Os colegas, as carteiras, a lousa e o professor(a) . Nada é desagradável

2 Um ambiente que serve para assistirmos ás aulas . Sim. Pois todas as carteiras e mesas são iguais para cada aluno .

3 Resposta pessoal

Página 12


Eu considero arte:
-pinturas
-desenhos
-músicas
-objetos
-estilos
-dança
-quadros
-humoristas

Página 22 


O que penso sobre arte
1-
sim, pois é só aprender alguns passos seja com as mãos ou com os pés!!

2-
sim,pois já existe uma a quadrilha é uma dança ,onde se dança varias pessoas!!

3-
dança coral é aquela dança onde varias pessoas ao mesmo tempo canta e dança com poucos passos.







Volume 3

Pág. 3
Quais são os elementos,objetos,as matérias que compõem as obras de arte nestas imagens?
R:Elementos pessoas
objeto casacos,oculos,torneira,guarda-chuva,chapeu,livros,estatuas,lavatorio,escadas,porta.

O processo de criação das obras de arte reproduzidas nas paginas seguintes é o mesmo?
R:cada imagem tem uma obra diferente

Ao imaginar o tema das obras apresentadas,quais poderiam ser os títulos?
Dia da Química,Dia da Música, Dia do Teatro,Dia do Livro,Dia da Alegria,Dia do guarda-chuva e Dia do Detetive.

Pág.3
Quais são os elementos,objetos,as matérias que compõem as obras de arte nestas imagens?
R:Elementos pessoas
objeto casacos,oculos,torneira,guarda-chuva,chapeu,livros,estatuas,lavatorio,escadas,porta.

O processo de criação das obras de arte reproduzidas nas paginas seguintes é o mesmo?
R:cada imagem tem uma obra diferente

Ao imaginar o tema das obras apresentadas,quais poderiam ser os títulos?
Dia da Química,Dia da Música, Dia do Teatro,Dia do Livro,Dia da Alegria,Dia do guarda-chuva e Dia do Detetive.

Página 8
☻Teríamos aceleração cardíaca, respiração acelerada, ofegação.

Pág. 9
*Sim, o autor usa o jaleco e também pela sua posição.

*A diferença está na posição geográfica que os corpos se encontram.

* A energia é maior no estado cênico.

* Pavilhão Armando de Arruda Pereira, Parque do Ibirapuera. Não convencional. O espaço altera de modo que muda o estado físico e geográfico do corpo dependendo do espaço em que nele é inserido.

Página 11
> Sim. Opíblico observa e o ator atua.

>O ator se movimenta e o público fica parado.

>Sim,por que ele usa técnicas, de movimento vocal e outras formas.

> Laboratório e saguão. Não é convencional. O artista se movimenta mais.

Pág. 14
Com o trabalho do grupo as pessoas podem ser apresentadas a temas que nao se encontram em nosso cotidiano

Pág 18
> Chama a atenção as roupas, a maneira que estão deitados, é um mar de gente.

>Corpos interpretando o mar.

>É um cenário com corpos, não há objetos, lembra aspecto pobre.

> Gente essa resposta é pessoal, depende se vc ja viu ou nao, ou se sua escola já foi visitar.

Pág. 19
O Exercício mostrou que para que haja equilíbrio entre corpo e mente precisamos de um bom treinamento respiratório.

Pág. 20
>Principalmente rap.

>resposta pessoal.

>Resposta pessoal

>Tem mais outros instrumentos.

>Seria possível com qualquer outro tipo de objeto. Todos eles.

>Se discutirmos mais pode gerar uma intervenção sonora criativa.

Página 21
>A intervenção interfere no ambiente e a instalação está instalada no ambiente.

>Ferro, Plástico, Tinta, Papéis, etc.

>São inúmeros os objetos para o uso dessa forma de arte. Borracha de pneu, telhas, e garrafas pet; objetos do dia-a- dia.

>Sim, há diferenças, manequins são para desfilar e vitrines parecem bonecos.

>Parece histórias e memórias do passado.

>Utilizaríamos para o projeto vários materiais como, tinta, plástico, borracha e criaríamos algo abstrato.

Pagina 25
Se você não entendeu oorque tem que fazer no quadro de cima é só criar um desenho qualquer que senha da sua imaginação, como um mosaico por exemplo e depois colorir, o professor disse que desenho abstrato não é pra ser bonito e ninguém precisa entender. =D

Depois de esboçar suas idéias e ver as de seus colegas, o que você gostaria de fazer para registrar suas impressões sobre essa experiência? Desenhas? Escrever? Listar palavras-chave?Mapear matérias significações ou potenciais projetos?

R= Abstrato, tinta, papel, formas, cores, desenhos que não se identificam facilmente. coisas interessantes.





Volume 4
O Caderno do Aluno e a Ação do Professor

Caderno do Professor. Caderno do Aluno. São Cadernos que, tal qual a rosa dos

ventos, mostram um rumo, uma direção a seguir para viajar nos territórios da Arte.

Esses Cadernos são, assim, como coordenadas, movimentos. “Cadernos rosa dos

ventos” que articulam mapas de diferentes linguagens da Arte, oferecendo proposições-

ações que, antes de serem apenas capazes de referendar um mundo da arte já sabido,

podem ser um movimento potente de diferentes mundos da Arte a serem criados.

Em especial, o Caderno do Aluno se faz registro de viagem, como parte de um

portfolio, como lugar específico para pensar e escrever sobre Arte, fazer reflexões e

produções pensadas e emocionadas a partir das provocações geradas pelas proposições

oferecidas no Caderno do Professor. Em especial, o Caderno do Aluno se faz lugar para

olhar imagens de diferentes linguagens artísticas, que nos incitam a pensar e conversar

sobre arte.

Mais do que promover respostas acertadas ou adequadas, já que em Arte não há

respostas únicas (elas sempre são expressão de pontos de vista singulares), o Caderno

do Aluno propõe questões que pretendem ser uma provocação para que o aluno pense

sobre Arte e expresse suas opiniões sobre ela. Por sua vez, as respostas dos alunos são

pessoais e também referendadas pelo contexto cultural de cada grupo, de modo a mover

diálogos, instigar reflexões pessoais, fornecer material para que o professor possa

promover trocas entre os alunos e ampliar seu repertório cultural sobre as linguagens

artísticas.

Por ser este o contorno do Caderno do Aluno, é impossível a construção de um

gabarito que dê conta de prever as muitas respostas possíveis, determinando o que é

resposta certa ou errada. Por outro lado, o Caderno do Professor contém potenciais

encaminhamentos e ampliações, ao mesmo tempo em que insere o professor no

conteúdo que está sendo proposto, oferecendo informações que enriquecem suas

referências culturais e ajudam-no a ampliar as possíveis respostas pessoais dos alunos.

Para o Caderno do Aluno, foram pensadas propostas específicas que abarcam

produção, análise, leitura, pesquisa etc., reapresentadas aqui:

O Caderno do Aluno e a Ação do Professor

Arte – 1a série – Volume 4

• O que penso sobre Arte?

As respostas às questões específicas neste item instigam os alunos a dar uma resposta pessoal

sobre o assunto em questão, cercando, de certo modo, seu repertório cultural. O importante é

socializar as respostas, mapeá-las na lousa, analisá-las com eles para ver o que pensam sobre

o assunto, tendo como meta a ampliação de suas opiniões.

• Ação expressiva

As ações propostas, muitas vezes denominadas encomendas, para dar mais abertura ao

professor, têm por objetivo desencadear o fazer artístico nas diferentes linguagens, sem perder

de vista os conteúdos e as competências a serem trabalhados no bimestre.

• Apreciação

As perguntas colocadas na apreciação, que se ampliam no Caderno do Professor, são apenas

impulsos para estimular a conversa dos alunos sobre as obras. As ampliações trazidas pelo

professor e por suas boas e instigantes perguntas comporão o texto que será registrado por

cada aluno no Caderno, apontando o que ficou de mais significativo para ele a partir da

apreciação oferecida.

• Você aprendeu?

Questões objetivas e/ou abertas para reflexão sobre os conteúdos trabalhados nas Situações de

Aprendizagem de cada Caderno, reveladoras do que foi possível ativar como conteúdo ou

competência. As respostas individuais tornam-se material de reflexão para os professores,

indicando o que ficou além ou aquém em sua ação docente, no contexto da escola e na própria

proposta.

• Pesquisa individual e/ou em grupo, Pesquisa de campo e Lição de casa

As ações que orientam o aluno no planejamento, na realização e na discussão da pesquisa ou

da ação proposta no Caderno do Aluno tampouco têm resposta única, pois dependem das

escolhas e do que foi possível pesquisar dentro da realidade e do contexto das diferentes

escolas. Consideramos importante a valorização do que foi pesquisado e, especialmente, o

modo como a pesquisa foi apresentada. Há várias sugestões no Caderno do Professor em

relação a isso.

O Caderno do Aluno e a Ação do Professor

Arte – 1a série – Volume 4

Na feitura do Caderno do Aluno, tal qual acontece no Caderno do Professor, estão

presentes quatro modalidades de Arte – artes visuais, teatro, dança e música. Isso não

significa que o Caderno do Aluno deva ser trabalhado como caderno a ser preenchido

em todas as linguagens. O Caderno do Aluno não foi feito para ser apenas preenchido.

Ele é um instrumento de mediação para que o aluno tenha próximo de si as imagens e os

procedimentos que serão trabalhados na modalidade de arte que é de formação do

professor. Para que o aluno possa ter um contato com o conceito estudado nas demais

modalidades de arte, há a Nutrição estética, que oferece esse movimento de

aproximação.

Consideramos também que o Caderno do Aluno, como parte do portfolio, é

complementado por outros modos de registro, que podem gerar uma elaboração criativa

que permita ao aprendiz dar expressão à sua aprendizagem, inventando formas para

mostrar suas produções artísticas, seus textos escritos, fotografias de momentos das

aulas e pesquisas realizadas.

Como processos, esses “Cadernos rosa dos ventos” são potências nas mãos de

alunos, alunas, professoras e professores atentos à qualidade do trajeto, à ousadia de

novos encontros com a Arte, à busca da experiência estética no pensar, no fazer, no

escrever, no apreciar, no navegar pelos territórios da Arte.

Nenhum comentário: